Has no content to show!

História da Floricultura Online Uniflores

Uniflores: trabalhando para entregar as mais perfeitas emoções...

Aquele era um pedido desafiador: o cliente consultou nossa central de atendimento sobre a possibilidade de efetuarmos a entrega de um buquê de rosas para uma pessoa que estaria hospedada em uma pousada na praia de Jericoaquara, no Ceará. Disse que sua preocupação principal não era o preço, só queria que as flores fossem lindas e que a entrega fosse feita impreterivelmente no dia seguinte, na parte da manhã. Eram cerca de 16:00 horas de uma sexta-feira. Estávamos em 2001, nosso primeiro ano de operação.

Nós trabalhamos em um ramo apaixonante. Nosso negócio é cuidar do envio de flores e cestas para presente. Ao contrario da maioria dos outros mercados, em que os consumidores são cativados por ofertas de produtos que almejam para si próprios, em nosso ramo - talvez mais do que em qualquer outro do e-commerce - nossos clientes quase nunca estão em busca de um produto para si mesmos. Buscam algo para presentear outra pessoa que é muito especial para eles. Frequentemente estão distantes, em outras cidades, estados ou países, e procuram enviar sua mensagem de carinho através da beleza e perfume das flores. E, seja qual for a situação, quem presenteia com flores está sempre enviando uma mensagem inequívoca: “Você é muito importante para mim”.

No caso desse cliente que desejava as flores para Jericoaquara, o primeiro impulso de nossa atendente foi informar que a entrega não seria possível no prazo solicitado e para a localidade desejada. Mas ela se comprometeu em dar uma resposta em até uma hora. Sabíamos que era um local remoto e de difícil acesso, mas resolvemos verificar com algum de nossos parceiros na região se haveria alguma possibilidade de atendermos à solicitação desse cliente.

A essência de nosso modelo de negócios pressupõe uma rede de floriculturas tradicionais, criteriosamente selecionadas e conveniadas ao nosso sistema na maioria das cidades brasileiras, cada qual providenciando a confecção e entrega dos produtos em sua localidade de atuação. Isso representa um grande desafio em busca de qualidade, padronização e diversificação de mix de produtos, mas nos oferece agilidade de entregas, flores sempre frescas e selecionadas e ampla cobertura nacional. Para tentar atender esse caso de Jericoaquara, verificamos que a cidade mais próxima que atendíamos na ocasião era Sobral (cerca de 180 km), mas nosso representante de lá informou que não teria condição alguma de efetuar a entrega, pois a viagem demoraria várias horas e não havia transporte regular para a localidade. Já pensando em desistir, resolvemos verificar com nosso parceiro de Fortaleza (que fica a 320 km) se ele teria alguma idéia ou opção, e para nossa surpresa ele respondeu que poderíamos encaminhar o pedido para ele, pois ele tinha um acordo com o motorista de um veículo especial que levava hóspedes dos hotéis da cidade para Jericoaquara. Esse veículo iria sair de Fortaleza no dia seguinte por volta de 5 horas da manhã, e poderia fazer a entrega das flores na pousada antes das 10 horas.

Em poucos minutos informamos nosso cliente e diponibilizamos uma página especial em nosso site para que ele pudesse adquirir o produto nas condições desejadas. Assim ele pode comprar direto pelo nosso site, escrever a mensagem que desejava para o cartão de presente que acompanhou as flores, e efetuar o pagamento diretamente de seu escritório. Encaminhamos o pedido dele para nosso representante de Fortaleza que preparou o arranjo de flores (um lindo buquê com 3 dúzias de rosas vermelhas), acondicionou-o adequadamente para as condições da viagem, e na manhã seguinte o buquê estava sendo entregue para a destinatária, que certamente deve ter ficado imensamente surpresa e emocionada com o presente. E nosso cliente também ficou muito agradecido, até porque o custo foi praticamente o mesmo do que seria para um envio normal para Fortaleza, houve apenas um pequeno acréscimo pelo valor pago ao motorista que levava os hóspedes e que auxiliou na entrega.

Nestes quase dez anos de atuação da Uniflores, foram muitas histórias parecidas com essa, nem sempre envolvendo lugares tão distantes, mas sempre envolvendo a emoção de pessoas que desejam surpreender e emocionar pessoas queridas. Pensávamos já nisso quando criamos a empresa. Buscávamos uma oportunidade de investir no então incipiente e-commerce brasileiro e identificamos o mercado de flores para presente como um ambiente ideal para um projeto de comércio eletrônico. Afinal, a internet oferecia a possibilidade de visualizar os produtos, fazer o pagamento com transações seguras e ter privacidade e facilidade para “redigir” a mensagem que sempre acompanha as flores, o que não ocorria com as compras a distância até então feitas por telefone e listas de classificados. Além disso havia na época relativamente poucas empresas explorando eficazmente esse mercado, e o investimento para desenvolver a operação era relativamente baixo.

O mercado de flores para presente no Brasil é ainda proporcionalmente pequeno comparado ao de outros países. Nosso consumo per capta é menos da metade do argentino, cerca de um quarto do norte americano e menos de um décimo do que se verifica em alguns países da Europa.

E a venda de flores à distância já existia nesses países havia muito tempo. Nos Estados Unidos e Europa, desde a época do telégrafo já se usava enviar flores para outras localidades através de uma rede. Ao adaptarmos esse conceito de rede de parceiros para a era do e-commerce, nossa idéia podia não ser tão original, mas era inovadora em sua essência: procurávamos, de um lado, oferecer aos clientes uma forma de compra prática, com entregas rápidas e bom preço, e de outro, possibilitar que lojas locais, em cidades grandes, médias ou pequenas, participassem também do e-commerce, mesmo que as vendas potenciais para sua região de entregas não tivessem um volume tão elevado que justificasse montar uma operação própria e complexa de e-commerce.

Essas características se tornam ainda mais evidentes e são mais impactantes em nossa operação nas chamadas Datas Especiais. Além das datas comemorativas e particulares de cada um de nossos clientes, como aniversários, bodas, nascimentos, promoções e tantos outros motivos de celebração ou agradecimento – e que são mais ou menos uniformemente distribuídos ao longo do ano - nosso mercado é também sensivelmente afetado pelas datas promocionais do comércio, como dia da Secretária, Dia dos Pais, Dia Internacional da Mulher, Páscoa, Natal e, ainda mais significativamente, Dia dos Namorados e Dia das Mães.

Essas duas últimas grandes datas concentram uma procura por nossos produtos muitos superior à que se verifica em quaisquer outros dias É fácil imaginar como o apelo romântico das flores é significativo no Dia dos Namorados. São muitas as histórias românticas envolvendo a surpresa e o significado do envio de flores na história de casais nas mais diversas situações. E no Dia das Mães essa procura é ainda maior, pois nessa data muitas vezes são presenteadas não só as mães dos clientes, mas também as avós e as próprias esposas, além do que as clientes mulheres também fazem muitas compras nessa data, o que acontece em menor escala no Dia dos Namorados, em que a maioria das compras (mas não todas) é feitas pelos homens.

No fundo, apesar de trabalharmos com e-commerce e todas as inovações tecnológicas que envolvem esse mercado, estamos lidando essencialmente com as mais belas emoções que permeiam os relacionamentos humanos desde sempre. Não sabemos exatamente como será a experiência de compra em nosso mercado daqui a alguns anos. Talvez as pessoas possam até sentir através de seus computadores ou smart phones o próprio aroma das flores que estão enviando, ou até mesmo ter uma sensação de sua textura. Mas nossa certeza é que ainda desejarão presentear com flores pessoas queridas, pois os tempos mudam, mas algumas emoções permanecem eternas.

  Entregas em Todo Brasil

Mais de 1400 cidades atendidas

  Floristas Locais

Produtos confeccionados na cidade da entrega. Mais frescor, rapidez e qualidade!

  Mais de 20 Anos de Venda Online de Flores e Cestas

Pioneira no e-commerce brasileiro, milhares de clientes satisfeitos desde 1999

  Entregas no Mesmo Dia

Entregas rápidas ou agendadas, com opção de frete grátis em vários produtos e cidades